e-Desporto: A solução tecnológica no universo desportivo
-
Publicado24 Ago 2023
A Modernização do Estado representa um dos Pilares do Programa Nacional de Reformas. Este foi o catalisador que impulsionou a Fundação do Desporto (FdD) e cinco federações desportivas a apresentar uma candidatura ao Portugal 2020 – Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020/SAMA), Aviso n.º 02/SAMA2020/2018 – Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública (SATDAP), Operações de Modernização (PI 2.3), cofinanciadas pelo Fundo Social Europeu.
Hoje, a Modernização do Estado assume-se como a prioridade estratégica para acelerar reformas relevantes e concretizar a reforma do Estado, ultrapassando fragilidades no ambiente empresarial, barreiras regulamentares, custos de contexto e complexidades nos procedimentos legislativo e administrativo.
Os serviços ao público, ao cidadão, quer pelas administrações públicas, quer pelas privadas, em especial aquelas que assumem poderes e responsabilidades públicas, devem pugnar pela melhoria da sua ação pela simplificação e desmaterialização dos procedimentos administrativos, um dos eixos estratégicos para a modernização administrativa.
Em linha com o Plano de Ação para a Transição Digital operacionalizado pela Estrutura de Missão Portugal Digital e com a Estratégia Digital Europeia, o projeto e-DESPORTO, apresentado pela Fundação do Desporto (FdD) ao Portugal 2020, em copromoção com a Federação Portuguesa de Canoagem, a Federação Portuguesa de Vela, a Federação de Triatlo de Portugal, a Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas e a Federação Portuguesa de Natação promete ser uma solução digital pioneira no universo desportivo.
O e-DESPORTO apresenta-se como uma ferramenta digital inovadora de gestão e administração para o universo desportivo federado, tendo sido arquitetada para ser uma solução tecnológica, informática e administrativa de vanguarda eficiente e eficaz. Os seus principais objetivos prendem-se, sobretudo, com a melhoria da comunicação com o acesso às TIC, e à desmaterialização e reengenharia de processos.